O Salão de Ensino da UFRGS 2012, com o slogan “Formação,
Conhecimento e Inovação”, articulou as atividades de Ensino, Pesquisa e
Extensão da Universidade em um único grande evento, ocorreu na primeira semana de
outubro. O evento propiciou ao público a oportunidade de percorrer espaços que
apresentaram e discutiram novos conhecimentos produzidos na pesquisa
científica, nas práticas docentes e na interação com a comunidade, apresentados
de forma articulada no Salão de Ensino, Salão de Iniciação Científica e Salão
de Extensão. O Salão de Ensino foi organizado de modo a contemplar atividade de
promoção, discussão e valorização da Docência desenvolvidas nas mais diversas
modalidades da UFRGS, entre elas o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Programa
de Educação para o Trabalho (PET-Saúde).
PET CIÊNCIAS SOCIAIS
Atividades: Criar redes entre o
saber popular e a academia. O fazer universitário só é relevante se houver um
diálogo com a sociedade para a prática de uma educação integral. Fizeram um
trabalho com a comunidade escola da vila Universitária, diálogo sobre educação,
temas de interesse relacionados com ciências sociais, integrando UFRGS com a
comunidade.
PET POLÍTICAS PÚBLICAS DA JUVENTUDE
Metodologia: Perspectiva da
pesquisa participante, diálogo entre jovens da Universidade e jovens das
comunidades.
Eixos temáticos: Educação, saúde,
participação e controle social.
Pergunta norteadora: De que forma
os jovens transitam pelas diferentes políticas públicas?
Atividades: Oficinas com jovens
em escolas públicas e cursinhos populares, através de rodas de conversa.
PET ENGENHARIA CIVIL
Proposta: Ensino, pesquisa e
Extensão.
Atividades: Fazem boletins
informativos dos cursos. Projeto ECEC – Estudos do currículo da Engª Civil.
Acompanhamento ao calouro (apadrinhamento). Participam do Portas Abertas
apresentando o curso. Disponibilizam cursos de como utilizar calculadoras e
Excel.
PET GEOGRAFIA
Ensino atividades: Recepção aos
calouros da geografia, discussões temáticas, leituras, ciclo de palestras, café
geográfico e discutem fora do ambiente acadêmico temas relevantes à geografia.
Pesquisa atividades: Observação
da orla do Guaíba para revitalização da área central da cidade. Análise da
COOPAVA – Cooperativa Central de assentados, visando à identificação dos
agentes promotores ou não do desenvolvimento regional.
PET PSICO
Articular com a Psicologia da PUC
troca de saberes, roda de conversa sobre o currículo da Psicologia, pesquisa
sobre a formação.
PET INTERDISCIPLINAS CIÊNCIAS HUMANAS
Proposta: Indissociabilidade entre
ensino – pesquisa – extensão.
Eixos GTs (grupos de trabalho):
Questões escolares, realidade de escolas públicas de bairros populares Anita
Garibaldi e Walter Jobim de Viamão.
Política e participação:
Consciência participativa e democrática, influência no cotidiano de alunos das
comunidades populares.
Preconceito: Discussão crítica e
a construção do conhecimento em torno das diversas formas e expressões do
preconceito.
Reconhecendo a comunidade:
Construção da memória local e reconhecimento do espaço de vivência e retomada
da história do bairro Jardim Universitária por diferentes registros.
Outras atividades: Ciclo de
diálogos interdisciplinares, aberto ao público, roda de conversa com
pós-graduação, dúvidas referentes ao ingresso no pós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário