Apresentações dos Pets no Salão de Ensino da UFRGS

 



O Salão de Ensino da UFRGS 2012, com o slogan “Formação, Conhecimento e Inovação”, articulou as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade em um único grande evento, ocorreu na primeira semana de outubro. O evento propiciou ao público a oportunidade de percorrer espaços que apresentaram e discutiram novos conhecimentos produzidos na pesquisa científica, nas práticas docentes e na interação com a comunidade, apresentados de forma articulada no Salão de Ensino, Salão de Iniciação Científica e Salão de Extensão. O Salão de Ensino foi organizado de modo a contemplar atividade de promoção, discussão e valorização da Docência desenvolvidas nas mais diversas modalidades da UFRGS, entre elas o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Programa de Educação para o Trabalho (PET-Saúde).



PET CIÊNCIAS SOCIAIS
Atividades: Criar redes entre o saber popular e a academia. O fazer universitário só é relevante se houver um diálogo com a sociedade para a prática de uma educação integral. Fizeram um trabalho com a comunidade escola da vila Universitária, diálogo sobre educação, temas de interesse relacionados com ciências sociais, integrando UFRGS com a comunidade.


PET POLÍTICAS PÚBLICAS DA JUVENTUDE
Metodologia: Perspectiva da pesquisa participante, diálogo entre jovens da Universidade e jovens das comunidades.

Eixos temáticos: Educação, saúde, participação e controle social.

Pergunta norteadora: De que forma os jovens transitam pelas diferentes políticas públicas?

Atividades: Oficinas com jovens em escolas públicas e cursinhos populares, através de rodas de conversa.


PET ENGENHARIA CIVIL
Proposta: Ensino, pesquisa e Extensão.

Atividades: Fazem boletins informativos dos cursos. Projeto ECEC – Estudos do currículo da Engª Civil. Acompanhamento ao calouro (apadrinhamento). Participam do Portas Abertas apresentando o curso. Disponibilizam cursos de como utilizar calculadoras e Excel.


PET GEOGRAFIA
Ensino atividades: Recepção aos calouros da geografia, discussões temáticas, leituras, ciclo de palestras, café geográfico e discutem fora do ambiente acadêmico temas relevantes à geografia.

Pesquisa atividades: Observação da orla do Guaíba para revitalização da área central da cidade. Análise da COOPAVA – Cooperativa Central de assentados, visando à identificação dos agentes promotores ou não do desenvolvimento regional.


PET PSICO
Articular com a Psicologia da PUC troca de saberes, roda de conversa sobre o currículo da Psicologia, pesquisa sobre a formação.


PET INTERDISCIPLINAS CIÊNCIAS HUMANAS
Proposta: Indissociabilidade entre ensino – pesquisa – extensão.
Eixos GTs (grupos de trabalho): Questões escolares, realidade de escolas públicas de bairros populares Anita Garibaldi e Walter Jobim de Viamão.

Política e participação: Consciência participativa e democrática, influência no cotidiano de alunos das comunidades populares.

Preconceito: Discussão crítica e a construção do conhecimento em torno das diversas formas e expressões do preconceito.

Reconhecendo a comunidade: Construção da memória local e reconhecimento do espaço de vivência e retomada da história do bairro Jardim Universitária por diferentes registros.

Outras atividades: Ciclo de diálogos interdisciplinares, aberto ao público, roda de conversa com pós-graduação, dúvidas referentes ao ingresso no pós.



Nenhum comentário: