Práticas Integradas

A prática profissional na área da Saúde envolve concomitantemente relações sociais, expressões emocionais, aspectos biológicos e condições sócio-históricas e culturais dos indivíduos e dos coletivos, de forma que a interdisciplinaridade torna-se fundamental para a compreensão e atuação integral dos serviços de saúde junto às comunidades sob seu cuidado.

Neste sentido, o ensino baseado na integração pode proporcionar uma aprendizagem mais significativa e adequada às necessidades das comunidades, tendo em vista que os conhecimentos são organizados em torno de estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias disciplinas e saberes.


Pensando nisto, os currículos da graduação em saúde vêm sendo estimulados a buscar modelos que proporcionem uma formação integrada entre os diferentes núcleos de saberes, além do fortalecimento dos conhecimentos e habilidades necessários ao trabalho junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).



Nesta lógica, a disciplina eletiva de Práticas Integradas em Saúde’ apresenta tem como objetivo proporcionar a integração da Universidade com o Distrito Assistencial Glória-Cruzeiro-Cristal. No decorrer deste semestre, nove alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Políticas Públicas, Saúde Coletiva e Serviço Social vivenciaram na Unidades de Saúde da Família (USF) Divisa a experiência teórico-práticas no trabalho multiprofissonal em torno do processo de territorialização. 

As atividades ao longo da disciplina foram mapear as necessidades da equipes da USF, o qual apresentou a necessidade de um "mapa falante". A coleta de informações para a construção do mapa foi realizada presencialmente por todo o grupo, com apoio das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), obtendo a numeração de todas as casas pertencentes ao território da USF Divisa, além da identificação de equipamentos sociais presentes no território. Posteriormente, os dados foram sistematizados em um arquivo vetorizado em software Corel Draw Graphics X6, sendo a escala baseada na diagramação de mapa consultado no Google Maps.



A participação na disciplina permitiu a análise dos processos de trabalho e a problematização das práticas de saúde. Desta forma, ressalta-se que atividades que proporcionem práticas integradas têm grande relevância no processo de formação acadêmica e pessoal de discentes da área da saúde. Todavia, ainda observam-se currículos fragmentados e uma carência de oportunidades de experiências em cenários da vida real no processo de formação de profissionais da saúde, sendo fundamental o fortalecimento e a multiplicação de experiências similares à da disciplina de Práticas Integradas em Saúde I no meio acadêmico.




Nenhum comentário: