Participação Social


A democracia é uma conquista do povo, construída com a participação popular!

Honestamente esta imagem é de grande reflexão. Em um primeiro momento me indignei, pois o Brasil tem um passado recente de grande repressão e ditadura militar, onde este jovem não poderia, ao menos estar com este cartaz, uma vez que era proibida quaisquer manifestações, contestações ou participação social. Por tanto, se este rapaz está expressando sua opinião através deste cartaz, é porque houve luta popular com muito sangue, mortes e torturas que deixaram cicatrizes sofridas até hoje. Creio que essa nova geração não tem o mesmo espírito de luta e sede de revolução.

Por outro lado, penso: Será que o trabalhador, aquele que batalha todo dia para ter o que comer, tem tempo para "ser revolucionário" ? Sabe-se que quanto maior a instrução e conhecimento, maior é o poder que detêm o cidadão. Em uma sociedade que enfrenta graves problemas com a educação básica e um ensino superior frágil, e que por consequência gera uma massa trabalhadora desqualificada que realizam  serviços braçais desvalorizados, exigir que os mesmos sejam revolucionários de "barriga vazia" realmente se torna difícil. Planejar e executar uma estratégia de mudança radical dos modelos pré-estabelecidos, buscar uma evolução do sistema e transformação do sujeito não é tarefa fácil.

Seguindo esta lógica, o acesso das camadas populares da sociedade ao ensino superior é restrito. Além do baixo nível de escolaridade que dificulta o ingresso à uma universidade pública, as particulares são muito caras tornando o ensino uma forma de comercio lucrativo. Sem contar os horários de aula que inviabilizam o aluno de trabalhar. Desta forma, apenas "sobrevive" no universo acadêmico aqueles em que o "pápi paga tudo" e por isso tem tempo para ser revolucionário.


Nenhum comentário: