Familiarização do Distrito Glória Cruzeiro Cristal


 


Nos dias 04 e 5 de Abril o Comitê Gestor da Integração Ensino-Serviço da Gerência do Distrito Glória Cruzeiro Cristal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre realizaram uma apresentação dos serviços de saúde do Distrito, dos projetos da UFRGS e da participação em saúde na região, com o objetivo de divulgar suas atividades a todos que realizam ações em saúde, ensino e controle social na região. A Familiarização ocorreu no auditório do “Postão da Cruzeiro” localizado na Rua Moab Caldas, 400.

A familiarização dividiu-se em três momentos. Primeiramente uma apresentação dos serviços, ambientes e atendimentos pelos profissionais do distrito, posteriormente questionamento e argumentos Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre para a gestão do distrito e por último o discurso da CoorSaúde apresentando os projetos, estágios e práticas disciplinares da UFRGS dentro do Distrito.



Apresentação do Distrito Glória Cruzeiro Cristal:

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), chamada neste distrito por Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), é referência pois possui atendimentos diferencias em certas especialidades e atente a 1ª Regional de Saúde do Estado. O PACS possui aproximadamente 4 mil metros quadrados divididos entre: sala de atendimento adultos, atendimento pediátrico, três salas de curativos, quatro salas de gesso, sala de pequenas cirurgias, sala de observação adulto, três salas de observação pediátrica, seis consultórios médicos, três consultórios odontológicos, três salas de raio X , uma sala de revelação. Também, possui dez leitos na sala de observação clínica de adultos e trinta leitos de crianças. Os pacientes ficam internados aguardando internação nos diversos Hospitais da Rede Pública em uma sala de Observação em Saúde Mental com oito leitos.


Serviços do PACS: 


Clínica médica, Pediatria, Traumatologia, Radiologia, Odontologia, Curativos e Bloco Cirúrgico, Fibrobroncoscopia, Serviço Social, Nutrição e dietética. 


Pronto Atendimento Clínico/Pediátrico: Crianças e adultos em situações que caracterizam emergência, para tratamento e/ou avaliação imediata e pacientes que não apresentam risco de vida, através de consultas aprazadas. 

Pronto Atendimento em Saúde Mental: Atende pacientes em crise e ou em Risco de Agressão, e ou Agitação Psicomotora.

Serviço de Odontologia: Atendimento à Dor; Exame Clínico; Diagnóstico e encaminhamento; Tratamento de alveolite; Tratamento de hemorragia; Incisão e drenagem de abcesso. 

Serviço de Curativos - procedimentos cirúrgicos: Curativos; Atendimento de pacientes com úlceras vasculares e/ou pé diabético; Mordeduras de cão; Queimaduras de médio e pequeno porte; referência para seguimento de queimados do HPS. 

Procedimentos Cirúrgicos: Ferimentos corto-contusos; Suturas e Cantoplastia
Serviço de Cirurgia Ambulatorial: Fibrobroncoscopia; Exame endoscópico visando elucidar diagnóstico no trato respiratório; Exérese de nevos , lipomas e queloides. As consultas com cirurgião são marcadas através do Centro CSVC. 

Traumatologia: Atendimento aos pacientes com trauma do aparelho locomotor; Redução de fraturas e luxações; Tratamento conservador de fraturas, entorses e contusões; Seguimento de tratamento das fraturas e cirurgias atendidas no HPS; Execução de curativo, troca de talas, retirada de gesso e acompanhamento de pacientes agendados até a liberação do serviço. 

Setor de Radiologia: Atendimento das demandas dos Plantonistas; Atendimento externo - tórax e seios da face.


1. Pronto Atendimento Clínico/Pediátrico 
a) Crianças e adultos em situações que caracterizam emergência, para tratamento e/ou avaliação imediata;
b) Pacientes que não apresentam risco de vida, através de consultas aprazadas. 
Horário de Atendimento 24h.



2. Pronto Atendimento em Saúde Mental
a) Atende pacientes em crise e ou em Risco de Agressão, e ou Agitação Psicomotora;
b) Referência para o município de Porto Alegre para atendimento de consultas e encaminhamento para internação;
Horário de Atendimento 24h.


3.Serviço de Odontologia
a) Atendimento à Dor
b) Exame Clínico;
c)Diagnóstico e encaminhamento;
d) Tratamento de alveolite;
e) Tratamento de hemorragia;
f) Incisão e drenagem de abcesso.
Horário de Atendimento 24h.


4. Serviço de Curativos - procedimentos cirúrgicos 
a) Curativos
b) Atendimento de pacientes com úlceras vasculares e/ou pé diabético;
c) Mordeduras de cão;
d) Queimaduras de médio e pequeno porte; referência para seguimento de queimados do HPS.
Horário de Atendimento manhã e tarde de Segunda-feira à sábado

5. Procedimentos Cirúrgicos
a) Ferimentos corto-contusos;
b) Suturas, Cantoplastia e Drenagem de abcessos. 
Horário de Atendimento:
Manhã - Segundas à Sextas-feiras (das 7h30min às 12h30min) e
Tarde - Segundas e Quartas-feiras (das 13h às 18h).

6. Serviço de Cirurgia Ambulatorial
a) Fibrobroncoscopia
b) Exame endoscópico visando elucidar diagnóstico no trato respiratório.
Horário de Atendimento: segunda às quintas-feiras das 8h às 12h.

7. Cirurgia Ambulatorial
a) Exerese de nevos , lipomas e queloides. 
As consultas com cirurgião são marcadas através CSVC.

8. Traumatologia
a) Atendimento aos pacientes com trauma do aparelho locomotor ;
b) Redução de fraturas e luxações;
c) Tratamento conservador de fraturas, entorses e contusões;
d) Seguimento de tratamento das fraturas e cirurgias atendidas no HPS;
e) Execução de curativo, troca de talas, retirada de gesso e acompanhamento de pacientes agendados até a liberação do serviço; 
Horário de atendimento das 7h às 23h.

9. Setor de Radiologia
a) Atendimento das demandas dos Plantonistas da Unidade 24h.
d) Atendimento externo - tórax e seios da face, das 7h às 23h.
Número de atendimento
Média de atendimentos por dia no CSVC – 4133
Média de pessoas atendidas por dia no CSVC – 1500
Média de procedimentos realizados por pessoa por dia – 2,7
Média de boletins emitidos diariamente no PACS - 800

Unidade Básica de Saúde 
Horário: 7 às 18 horas
Serviços: Consultas em pediatria e clínica geral e ginecologia. Imunizações, curativos, vacinas, teste do pezinho e nebulizações. Atendimento odontológico, consulta de nutrição, enfermagem e visitação domiciliar. Programas Nascer, Prá-Crescer, Prá-crescer, prevenção e diagnóstico precoce do câncer ginecológico e Diabéticos e Hipertensos.

Apresentação do Conselho Municipal de Saúde:

Apesar Conselho Municipal de Saúde (CMS) ser um órgão deliberativo com representantes do Governo, prestadores de serviço e  profissionais de saúde e usuários, naquele momento o CMS estava presente como representante dos usuários e população moradora dos arredores do “Postão”. Após toda apresentação de dados de atendimentos, referenciais, atendimentos exclusivo no PACS. O Conselho pergunta: Tudo isso atende a real demanda?
E aquele era o momento de reflexão e silêncio. Um profissional da saúde é necessário ter humanização, escuta, sensibilidade, “jogo de cintura” com as adversidades. Um grande problema do nosso estado são as marcações de consulta, pois o usuário não comparece no dia marcado. Qual seria a melhor solução? Cobrar, ameaçar, punir... Não! Foi naquele momento de reflexão, que se pode perceber um olhar mais ampliado dos ouvintes da Familiarização. Será que esse usuário não deixa de comparecer porque já criou um vinculo com a Unidade de Saúde? Não tem dinheiro para passagem? Passa o dia sem ter o que comer? Não pode faltar o trabalho? Não sabe chegar ao local? São condicionantes sociais que limitam a assistência à saúde.


Como entrar pela porta de acesso do sistema se esta encontra-se fechada ?
Assim, tem-se provocado positivamente trabalhadores, docentes e estudantes, num movimento para construir mudanças na forma de pensar e atuar na saúde pública.


Apresentação da Coordenadoria da Saúde da UFRGS:

Neste contexto, entra a Coordenadoria da Saúde (CoorSaúde), que desde 2008 vem vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS. Formado pelas Coordenações dos Cursos de Graduação da área da saúde e pelos projetos desta área da Universidade. Tem como objetivo desenvolver um Projeto Político Pedagógico Institucional para a formação na área sob a perspectiva de atender às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos da Saúde e estreitar as relações da Universidade com o SUS, tendo em vista necessidades sociais em saúde e o desenvolvimento de políticas públicas. Através de uma aproximação da academia com a realidade em saúde busca-se uma melhora na qualidade do serviço prestado e na formação de novos profissionais, consequentemente respostas as necessidades sociais.


Nenhum comentário: